sábado, 3 de setembro de 2011

Dá para contar na mão

Uma pequena nota sobre os estreantes da Seleção em Mar del Plata. Ainda que um ou outro tenha disputado algum torneio nos últimos anos, em grandes competições, e aqui os Jogos Lusófonos e o Sul-Americano que nos desculpem, eles são novatos. Ainda assim, valendo vaga olímpica, Ruben Magnano não hesitou em incluí-los em sua lista final.

Nos amistosos, eles tiveram muitas chances, o que faz todo o sentido do mundo. Mas, com a bola quicando para valer, o tempo de quadra da moçada vem minguando a cada rodada para Rafael Luz e Augusto Lima (teoricamente os mais promissores aqui, os dois na mira dos scouts da NBA e dos grandes clubes da Europa), enquanto Benite e Hettsheimeir veem seus minutos condicionados às faltas dos titulares.

Vejamos os minutos do quarteto contra Venezuela, Canadá e Dominicana:

Rafael Luz: 12, 5 e 2

Augusto: 7, 6 e 2

Benite: 5, 6 e 7

Hettsheimeir: 9, 7 e 11

Cada técnico precisa dividir 200 minutos de tempo de quadra entre seus atletas. A cada minuto retirado dos calouros, sobra mais na conta do quinteto inicial. O problema é que até mesmo o veteraníssimo Marcelo Machado, medalha de ouro no Pan de Winnipeg-1999, jogou menos diante dos dominicanos, naquele confronto considerado decisivo, com apenas 15 minutos, depois de somar 40 nas duas rodadas anteriores.  

Desistências e lesões à parte, o Brasil só tem mesmo cinco jogadores dignos da confiança do técnico argentino para brigar por Londres-2012? Vale a pena convocar os garotos para deixá-los grudados no banco? No que isso ajuda sua confiança? A linha de questionamento poderia continuar ainda mais.

Para reduzir essas perguntas, o que se espera, pelo menos, é que as peladas contra Cuba e Panamá e o duelo com Uruguai ajudem a diminuir a carga sobre Huertas, Alex, Marquinhos, Giovannoni e Splitter. Pois, pelo que demonstrou contra os dominicanos com seu reduzido rodízio, repetindo o que Moncho Monsalve fez em 2009, na cabeça de nossos técnicos gringos, é só isso o que temos. 

Um comentário:

  1. sabia que a paixão voltaria!
    parabéns.
    textos brilhantes.
    e veja se apareça pra gente falar de basquete

    abs, fábio balassiano

    ResponderExcluir