segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Detlef Schrempf


O alemão se vira como pode contra um Dennis Rodman
Uma das atrações do festival Lollapalooza que vem a São Paulo em 2012 é a Band of Horses, um grupo originado em Seattle, mas cujo som não emprega nenhuma referência do som grunge que fixou a cidade no mapa da indústria musical nos anos 90. 

Um grande companheiro já tinha todos os discos deles antes mesmo de o antenado aqui tomar conta do que se tratava, o que, neste caso, acontece com tanta frequência como um disparo de três pontos de JR Smith. Disse que  são sensacionais, que valia muito conferi-los, e por que não? Toca download para se inteirar. 

De 2007, o segundo álbum dessa banda de cavalos é intitulado "Cease to Begin", que chegou a ocupar o posto de número 35 nas paradas dos Estados Unidos (e 18 na Noruega!). Esse disco originou dois singles: o primeiro foi "Is There a Gost" e o segundo, "No One's Gonna Love You" (o que não é verdade). Mas para o VinteUm o que interessa mesmo é a quarta faixa: "Detlef Schrempf".

Um nome que sempre me impressionou. É raro até mesmo para os germânicos. Imagine, então, naqueles tempos, início da década, quando a NBA começava a se abrir para o resto do mundo e emendávamos as noites de sexta-feira – depois tardes de sábado – com Álvaro José, Sílvia Vinhas, Cléo Brandão (opa!) etc. na, então, TV Bandeirante... Eram poucos estrangeiros inscritos na liga, e Schrempf realmente se tornava algo único. 

Neste grupo de forasteiros reduzido, Schrempf fazia parte de um time ainda mais seleto, o de gringos que realmente faziam a diferença em quadra – infelizmente, não podemos incluir o venezuelano Carl Herrera aqui. Já como titular do Seattle Supersonics, o alemão era candidato ao All-Star Game, depois de ter sido trocado por Dallas Mavericks (Don't mess with Texas, my friends! Lá, antes de Dirk, já houve um alemão gigante e gatilhaço, vejam só) e Indiana Pacers. 

Schrempf e um quase irreconhecível jovem Dirk Nowitzki em 1999. Foto histórica, hein?
Com seu corte de cabelo típico de militares, mas, ao mesmo tempo, com um quê de Billy Idol ou Blade Runner, sabíamos que ele era diferente, mesmo que não fosse lá muito simpático. Seu jogo era pautado por eficiência. De 1988 a 1999, suas médias alternaram entre 14,8 pontos por partida a 19,2, obtidos em 1994-95. Seu aproveitamento na linha de três pontos foi de 38,4% na carreira, o que era uma novidade para a liga, então, já que homens de seu tamanho supostamente não podiam arremessar de longa distância – era algo inconcebível. 

A letra de "Detlef Schrempf" não faz menções diretas ao ala alemão, imagino. Nem mesmo subliminares? A não ser que o primeiro verso tocasse de alguma maneira sobre os dias que antecederam sua negociação para o Portland Jail Blazers, no qual Schrempf se viu cercado por uma porção de maníacos ("E dê uma caminhada curta quando o pior está por vir"). A evocação do alemão deve se tratar apenas de uma homenagem aos bons tempos, ou apenas uma piada interna da banda. Vai saber. 

Em 2010, a "Band of Horses" lançou seu disco com maior sucesso comercial, "Infinite Arms", que chegou ao número sete nas paradas americanas e, pouco surpreendente, fez um estrago nos países nórdicos: foi o vice-líder na Noruega, quarto na Dinamarca e quinto na Suécia. E na Alemanha? Só 88. Faltou uma "Dirk Nowitzki", na certa.  

Seguem a música e, logo abaixo, a letra:


And take a little walk when the worst is to come 
When I saw you looking like I never thought
And say you're at a loss or forgot that words can do more than harm 

The town is gonna talk, but these people do not 
See things through to the very minimal
But what's it gonna cost to be gone?
If we see you like I hoped we never would 

When eyes can't look at you any other way,
Any other way, any other way
When eyes can't look at you any other way,
Any other way, any other way 

So take it as a song or a lesson to learn
And sometime soon be better than you were
If you say you're gonna go, then be careful
And watch how you treat every living soul  

My eyes can't look at you any other way,
Any other way, any other way 
When eyes can't look at you any other way,
Any other way, any other way


Tudo retrô, e o visual de replicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário