sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Raulzinho em detalhes

Raulzinho ganha elogios por empenho defensivo

Um dos maiores pontos de interrogação em torno da composição da Seleção para os Jogos Olímpicos que se aproximam é a reserva de Marcelinho Huertas. Sabemos bem qual será o restante do time, ainda que não necessariamente concordemos com ele. São os mesmos de sempre.

É fato que Rúben Magnano valoriza, e muito, qualquer experiência na Liga ACB espanhola. Outro fato é que ele tem bons contatos por lá e sabe bem o que está se passando, mesmo que ainda não tenha viajado para ver a garotada de perto nesta temporada. 

Quem esteve por lá, na Copa do Rei, e pôde ver ao menos o nosso "Raul Neto" de perto foi o chapa e hiperprofissional Jonathan Givony, scout norte-americano que controla o Draft Express, com vasta experiência no assunto tendo avaliado todo tipo de competições, jogadores para os mais diversos mercados, inclusive o brasileiro. 

Nesta quinta-feira, Givony publicou uma análise bem detalhada sobre o nosso "Raul Neto", o Raulzinho, avaliando sua progressão pelo Lagun Aro  GBC, tendo como base não só a derrota da equipe para o Caja Laboral nas quartas de final do torneio como também mais de uma dúzia de VTs de partidas com o armador ex-Minas. 

Ele começa otimista assim: "Depois de atuações de certo modo pouco expressivas )ou decepcionantes)  em 2011, poucos esperavam que Raul Neto fosse emergir como um dos jovens jogadores mais produtivos na Europa em 2012. É exatamente o que ele fez jogando na ultracompetitiva ACB, jogando por um time candidato aos playoffs como se não bastasse, com 18 minutos por jogo."



Para ver na íntegra a análise compreensiva de Givony sobre o jogador, clique aqui

Abaixo, resumimos alguns pontos:

- "Atleticamente, está numa classe acima da maioria dos armadores europeus, mostrando uma velocidade impressionante em quadra aberta e um primeiro passo bem rápido. Isso, combinado com sua natureza agressiva, permite que ele crie suas jogadas excepcionalmente bem. Ele parece ter bastante liberdade  para fazer isso no sistema de Sito Alonso, com um plano de jogo de  muito volume ofensivo." (Alonso trabalhou com Ricky Rubio e Rudy Fernandez no Badalona e foge um pouco do padrão continental de algemas-primeiro-e-sempre).

- "Neto faz um bom trabalho criando arremessos de bom percentual no garrafão e indo para a linha de lance livre, sendo particularmente perigoso em transição. Ele possui um jogo de pés firme, habilidade no drible, além da habilidade de mudar de velocidade no pick and roll. Finaliza bem perto do aro, por vezes absorvendo contato, apesar de seu tamanho e impulsão medianos."

- "O arremesso de perímetro dele precisa ser trabalhando, e ele converteu apenas 12 de seus 41 chutes na temporada (29%). Ele converte ocasionalmente alguns arremessos de três com os pés plantados, mas tem muita dificuldade em chutar após o drible, sem mostrar a habilidade para converter na zona intermediária quando as defesas fecham o garrafão."

- "Como armador, ele mostra claras forças e fraquezas, De um lado, é um jogador criativo e confiante e pode achar um companheiro livre em infiltrações sem egoísmo. Por outro lado, ele não tem consistência alguma na hora de tomar decisões com a bola, driblando em excesso, de modo descuidado, e tentando fazer jogadas espetaculares, que é algo que deve melhorar com mais experiência e maturidade."

- "Defensivamente, ele vem se mostrando muito efetivo até agora, o que explica em parte como ele foi capaz de conseguir um papel importante na ACB nesta idade. Ele é extremamente agressivo em quadra, pressionando a bola de modo excelente e encarando seus oponentes sem medo. Tem pés rápidos e boas mãos, ajudando a se colocar no top 5 do ranking de roubos de bola por 40 minutos."

- "Considerando sua idade e o fato de que essa é sua primeira temporada jogando fora de seu país, é difícil não ficar impressionado pela valentia e competitividade que ele tem mostrado."

Ao absorver esse texto, é preciso notar que Givony observou Raulzinho sob o ponto de vista de um prospecto para a NBA, pensando longe sobre o seu desenvolvimento, não exatamente como ele estará em julho e agosto de 2012. 

Salivar sobre o potencial de um jogador é uma das armadilhas mais gostosas do basquete – recomenda-se a experiência a qualquer um. Fazer projeções, acompanhar o progresso dos garotos por anos e anos. Givony, já disse a ele, tem um emprego dos sonhos.

Agora, o quanto isso tem a ver com competir em uma Olimpíada em breve. O prospecto Raulzinho cresceu tanto assim nos últimos meses e está pronto para dar o merecido descanso a Huertas? Não seria o momento para experimentos, mas só de certezas. Na hora de montar seu time, é algo que Magnano vai ter de ponderar com cuidado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário