segunda-feira, 18 de junho de 2012

Estreia (e decisão) no Sul-Americano


Nezinho na Seleção
Nezinho é o único trintão no grupo brasileiro para o sul-americano

A Seleção B-rasileira abre nesta segunda-feira sua campanha no Sul-Americano e já pode dizer que encara também a sua decisão, contra o Paraguai. Isso: partida de estreia e final de uma vez. 

Explicando: o principal objetivo do grupo de Gustavo de Conti é assegurar uma vaga na próxima Copa América, que vai garantir uma vaga na próxima Copa do Mundo (ex-Mundial) de basquete – e assim segue a vida em clclos, toda vagarosa. 

Para se classificar para a Copa América, a equipe brasileira precisa ficar entre os dois primeiros colocados de seu grupo, o B. Além do paraguaios, temos Uruguai e Bolívia na chave. 

Então as contas são essas: ganhando do Paraguai, o time já assegura, em teoria, a segunda posição, no mínimo. Aí pronto.

Agora, explicando o "em teoria": calma, não é por causa da Bolívia. 

É que… Pensemos no cenário em que o Brasil bate o Paraguai, que bate o Uruguai, que bate o Brasil. Pode dar um tríplice empate nessa, e aí vamos para cesta average etc. 

Nos torneios preparatórios, o Brasil venceu tanto uruguaios como paraguaios. Treino é treino, amistoso é amistoso, jogo é jogo.

Brasileiros e paraguaios se enfrentaram no sábado passado, com vitória verde e amarela por 76 a 66 (38 a 26  no primeiro tempo). "Tivemos o domínio da partida, podendo até poupar alguns jogadores que estavam cansados devido à carga de treinamentos", disse De Conti.

O quinteto inicial da Seleção B deve ter algo como Nezinho, Benite, Arthur, Mineiro e Augusto. No banco estariam: Rafael Luz, Elinho, Gui, Dedé, Marcus Vinícius, Cristiano Felício e Leo Waszkiewicz. A média de idade deste grupo é baixa: apenas 23,1 anos. Nezinho é o único trintão. Arthur, com 29, é o segundo mais velho. Oito atletas estão abaixo dos 25, sendo Felício, 19, o caçula – e também o mais inexperiente, com um NBB inteiro nas costas e um início tardio no esporte. 

Durante a preparação, Rafael Luz sofreu uma entorse chata no tornozelo e Augusto teve alguns problemas de saúde, com gripe forte – os dois promissores valores tiveram problemas físicos durante a temporada espanhola, lembrando. Mineiro foi poupado do último jogo, justamente contra o Paraguai, por "cansaço".

Nenhum comentário:

Postar um comentário