quinta-feira, 7 de junho de 2012

Os EUA pensando pequeno, grande e longe

Stiemsma |(15) e Thomas (11) cmo a delegação pan-americana de 2011

Desde sua reformulação sob comando de Jerry Colangelo, ex-proprietário do Phoenix Suns, a USA Basketball vem reunindo o que eles chamam de "US Select Team", algo como um conjunto de aspirantes, que servem como sparrings para suas equipes nacionais principais comandadas pelo Coach K. 

São reunidos em geral jogadores emergentes na NBA, sedentos por competir contra as grandes estrelas da liga, por isso representando duros testes na preparação para as Olimpíadas ou Mundial.  Neste ano, esse grupo conta com o armador Kyrie Irving, o pivô DeMarcus Cousins e outras promessas que podem ser aproveitadas, no futuro, na seleção norte-americana. De última hora, dois nomes foram acrescentados a esse grupo. 

Mas calma. Não é nada de fazer o chão tremer: o ala-pivô Lance Thomas, que jogou a temporada 2011-2012 pelo New Orleans Hornets, e o pivô Greg Stiemsma, que ainda vem batalhando seus mindinhos pelo Boston Celtics nos playoffs do Leste. 

Agora… Essas duas adições dizem muito sobre o nível de planejamento que Colangelo está impondo na federação norte-americana, e, aí, sim, a concorrência precisa ficar ligada. 

Thomas e Stiemsma fizeram parte do time que ganhou a medalha de bronze no Pan de Guadalajara 2011 e agora foram recompensados – lembrando que aquela equipe era composta por atletas em destaque na D-League.  "Assumimos o compromisso em outubro de que iríamos selecionar dois jogadores da equipe do Pan", lembrou Colangelo ao anunciar a presença da dupla nos treinos entre 6  e 12 de julho em Las Vegas. 

Desta forma, colocando os dois produtos da liga de desenvolvimento para treinar com os Kobes e LeBrons, o cartola encontra um meio de fomentar a concorrência até mesmo para suas seleções menos cobiçadas, como a que disputa um Pan.

Por anos, por soberba e a decorrente falta de uma mínima organização, a seleção norte-americana foi humilhada em competições internacionais, apanhando até de Porto Rico mesmo escalando atletas como Tim Duncan e Paul Pierce.  Agora, com as cartas sendo distribuídas por Colangelo e enquanto esse tipo de filosofia for mantido na hora que chegar a sucessão, esses tempos de farra para cima dos EUA vão parecer cada vez mais distantes e bizarros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário