terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Deu a louca em L.A.

Por alguns instantes, Chris Paul foi de Kobe Bryant (cliquem na
foto para ampliá-la e ver a cara do sujeito). Mas David Stern não quis
Por uma noite... Quem mandou em Los Angeles foi o Clippers. 

Foi só um jogo de pré-temporada. Isso nem sempre conta – no ano passado, o melhor time desta fase foi o Cleveland Cavaliers, e isso parece mais que foi uma maldade dos deuses do basquete aprontaram para cima dos órfãos de LeBron James. 

Mas... Bem... no confronto do Clippers pobre com o todo poderoso Lakers, a vitória do primo pobre foi de 114 a 95. Que paulada!

O climão em Hollywood era todo deles, depois que fecharam a contratação de Chris Paul, justamente o principal alvo de seus vizinhos para a temporada, alguém que estava quase-que-assegurado-até-David-Stern-jogar-a-NBA-na-lama. 

Acabou que Chris Paul fez seu primeiro jogo de camisa vermelha nesta segunda-feira, no Staples Center, e somou 19 pontos, nove assistências, sete rebotes e cinco roubos de bola. Em 24 minutos! Afe. Ao seu lado, o outro estreante de destaque da noite, Chauncey Billups, também foi magnífico, com 23 pontos em 20 minutos, acertando quatro tiros de três pontos. Melhor? Quae imposível. Só faltou o Blake Griffin entrar na festa. Com muitas faltas, o ala-pivô monstruoso somou 12 pontos e sete rebotes.

De uma só tacada, o Clippers ganhou dois líderes em quadra: Mr. Big Shot e CP3
Do lado do Lakers, Kobe (22 pontos e sete erros), Gasol (16 pontos e sete rebotes, o único do time a ter um saldo positivo de cestas na partida com +1) e Bynum (15 pontos e 12 rebotes, mas com rendimento de 5/11 tanto em arremessos de quadra como lances livres) jogaram todos 30 minutos, então não é que o técnico Mike Brown tenha medido esforços. 

Aliás, além do ressentimento de não ter Paul em seu elenco e de, em pânico, ter sacrificado Lamar Odom em nome de não sei o quê, o maior desafio da equipe nesta temporada é a mudança drástica de comando. Brown foi um técnico competente em Cleveland, mas os métodos de trabalho de Phil Jackson, que dirigiu essa base por pelo menos cinco anos, são únicos na liga. Não se resumem apenas ao sistema de triângulos (coisa que a equipe mal usou na temporada passada), abrangendo também os pequenos detalhes do dia-a-dia: um bate-papo de canto com Steve Blake, um time de scouts bem detalhista e experiente, um sopapo em Gasol em praça pública, a confiança plena de Kobe Bryant e por aí vamos. 

De novo: foi só um amistoso. Não quer dizer que o Lakers está eliminado dos playoffs e o Clippers ganhou o título. 

Mas, por uma noite, o jogo virou, confirmando previsões alarmistas dos desesperados torcedores da grande potência da NBA e a expectativa de um ano de Cinderela para os Clips. 

O Lakers vai precisar de mais atos heróicos de Kobe para se safar na temporada?
O que eles disseram depois do jogo:

- Chauncey Billups: "O potencial é norme. A chave é chegar a um ponto em que você possa realizar esse potencial e sustentá-lo em algo como 80% do jogo por noite. Mas tivemos nossos momentos lá fora. Você conseguia sentir o potencial. Você viu esta noite".

- Chris Paul: "Eu me senti como um calouro de novo".

- Vinny Del Negro, técnico do Clips: "Seria fácil para nós ficarmos sentados e dizer: 'Ok, vamos construir esse time', mas quando você tem a oportunidade de contratar um cara como Chris ou Chauncey, eu assumo a responsabilidade. Vamos ter problemas algumas vezes, vamos ter alguns tropeços no caminho, mas acho que a vida é muito curta. Vamos ver o que podemos fazer".

- Kobe Bryant: "Estou sempre preocupado indo para uma pré-temporada, ainda mais agora que temos um novo sistema e muitos jogadores novos. Mas nós temos também a vontade de levar isso adiante, e gosto das peças que temos, então há muito espaço para melhorar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário