segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mark Cuban Mutante Russo

Força, kamarada Prokhorov! A Rússia pega fogo, mas antes o que fazer com o Brooklyn Nyets???
Tem o Mark Cuban, de Pittsburgh. Que foi bartender e instrutor de disco-dance antes de virar milionário ao vender uma loja de informática nos anos 90 e, durante o crescimento da Booolha, bilionário ao vender o domínio Broadcast.com em 1998 para o Yahoo! Ele administrou bem a bolada e foi logo comprar o Dallas Mavericks, tornando-se uma figura ímpar entre os proprietários de clube da NBA, desafiando David Stern, reinventando sua franquia de cabo a rabo, seja como negócio e como time. Tem uma renda de US$ 2,5 milhões.

Aí tem o Mikhail Prokhorov, russo moscovita (que delícia escrever moscovita), de 2,03 m de altura, que virou bilionário durante a abertura de capital de tudo o que então funcionava a serviço do comunismo, começando no setor financeiro e desembocando na compra de indústrias siderúrgicas e de minas, muitas minas. (Cabe um "ou não" aqui?). Níquel, ouro, seja lá o que for. Ele banca há muito tempo as operações do CSKA Moscou, seja no basquete, hóquei ou futebol. Desembarcou nos EUA em 2009 para comprar o New Jersey Nets e foi apelidado de "Mark Cuban Mutante Russo" pelo SportsGuy. Renda: um dos 50 homens mais ricos do mundo, com US$ 18 bilhões. 

Vroooooom: Prokhorov radicaliza! Bilionário foi rejeitado por LeBron e Wade, mas agora quer Dwight Howard
Cuban investe sem parar em produções de TV e cinema nos EUA, mas se diverte mesmo com Dirk Nowitzki e o Mavs. Prokhorov até curte o Nets, mas o lance dele, agora, é ser presidente da Rússia. Aproveitando a onda de protestos populares surpreendentes em seu país, decidiu se lançar candidato. 

Se a dupla Putin-Medvedev pode ser boa no uso da máquina e enfrenta uma ou outra denúncia de corrupção, agora estão avisados que "grana" (como se fala grana em russo?) não deve ser o fator mais decisivo na campanha eleitoral, hein?

A notícia só não deve ter agradado ao gerente geral Billy King e ao técnico Avery Johnson, aquele pequeno general com a voz de gralha. O timing não foi o melhor para o time que vai migrar para o Brooklyn no ano que vem. O clube tenta arrumar um jeito de arrancar Dwight Hoard de Orlando, tendo agora a concorrência do Los Angeles Lakers. Se não for o caso, o próximo alvo seria o sãocarlense Nenê Hilário. Prokhorov na certa vai deixar um talão de cheque  assinado em branco na mão de King e Johnson. Mas o apelo do Mutante Cuban Russo, com seu iate gigantesco, suas aventuras em jet-ski ou mesmo seu jump-shot,  pode ser decisivo em negociações tão complicadas. Antes de Putin e Medvedv, eles querem que ele derrote Kobe Bryant. 

Prokhorov, presidenciável, em russo: "Fazemos qualquer negócio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário