sábado, 12 de maio de 2012

LeBron MVP, Wade irado


Merece, não merece. Merece, não merece. Merece, não merece. Merec...

Da eleição pro prêmio de MVP da NBA desta temporada, vencido pela terceira vez por LeBron James, algumas observações:

- Sobre LeBron, há dois modos de encarar a coisa: 

1) Em termos de desempenho individual, não ha muito o que questionar seu apontamento. Foi o sujeito mais dominante em quadra, com exceção de uma amarelada (até!!!! Geeez) no All-Star Game e em dois jogos fora de casa pelo Oeste. Botou na cabeça que era no garrafão que ele faria maior estrago, e foram poucos os que conseguiram segurá-lo. 

2) Com um trio que prometeu não apenas um, mas até, quem sabe, sete troféus seguidos, com um trio que aclamado por todos os estatísticos de plantão como o candidato indiscutível ao título... E mesmo que a gente alopre Chris Bosh, num cenári completamente compreensível, ainda temos no mesmo time dois caras como LeBron e Wade... Dessa combinação o que você poderia esperar? O que trilhões de puxa-sacos previram quando eles montaram essa base? A dominância completa da NBA. E, pelo segundo ano consecutivo, o Miami não conseguiu ser nem o melhor time da fase regular. 

O segundo argumento é forte. Porém, não consigo encontrar um jogador que também tenha superado expectativas. Kevin Durant se atrapalhou todo no último mês do Oklahoma City Thunder, que nem liderar sua conferência conseguiu também – tal como o Heat. Kobe Bryant jogou barbaridades no início do ano, mas não ajudou como podia na harmonia de um renovado Los Angeles Lakers. No San Antonio Spurs, seria um pecado optar por um só atleta. Por fim, quanto a Chris Paul, não há dúvidas de que é o melhor armador da atualidade, mas seu Clippers tropeçou o bastante para inviabilizar sua eleição. De modo que, a mesma lógica que derruba LeBron nessa linha, também pode depôr contra os outros candidatos. No fim, somos reduzidos aos feitos individuais de cada um desses, e aí não dá para julgar e condenar LeBron por duas ou três patinadas considerando seu volume de jogo durante todo o campeonato. 

Agora... com esse papo de que todos os jogadores que ganharam 3 prêmios de MVP também foram campeões da NBA pelo menos uma vez, qualquer fracasso de LeBron e Heat neste ano seria ainda mais humilhante. E por falar nisso...

- Esculhambar o Miami Heat nunca é demais: como está se sentindo neste exato momento aquele número 3 do Miami Heat? Sabe, aquele tal de Dwyane Wade? O mesmo que, parceiro do LeBron, que ficou atrás do combalido Derrick Rose, de Steve Nash, Rajon Rondo, do vilão Dwight Howard, Kevin Love e Tony Parker. Experimente perguntar para o Wade numa zona mista se ele se considera inferior a esses aqui e grave a encarada que você levar. Seja em capas de revistas ou na quadra, Wade se comporta como o "Alpha Male" e, por mais que vá aplaudir Bron-Bron e dizer que não se importa com essas coisas, essas palavras teriam o mesmo da ocasião em que um político brasileiro qualquer diz que não há corrupção na casa em que opera.  E o que tem a ver tudo isso? Bem… pode ser que Wade não se sinta muito feliz em compartilhar a bola com LeBron na hora do vamovê, isso se algum dia ele se sentiu disposto a fazer isso. (E como se precisasse também). 

- Francamente, gente: Derrick Rose por quê? É um ótimo menino. Em forma, é uma estrela top da liga. Mas… Num ano em que ele não parou de pé, qual lógica pode empurrar um cidadão antenado a voltar no rapaz como o terceiro melhor jogador do ano. Foi só um cidadão. Foi um voto de protesto de Chicago? Contra o quê? Foi um erro na cédula? Como? Quem explica? Ah...

- Quantos furos o Joe Johnson deu para o sujeito que votou em seu nome em um quinto lugar? Uns dois por semana? O que justifica uma insanidade dessas? Pobre Josh Smith. O jeito é mudar de Atlanta, mesmo. (Como se ele precisasse de incentivo).

- No ano em que Dwight Howard ameaçou o reinado de LeBron James como figura antipopular na NBA, ainda ganhou um apoio moral. Então tá. Tem gente que aparentemente está mais vidrada em números por jogo do que no que acontece no mundo de verdade.

- São comoventes os votos por Nash. Obrigado, galera. Vai ficar em Phoenix, né? (Por favor, por favor, por favor).

- Os votos em Rajon Rondo em vez de Paul Pierce também me confundem um pouco. Rajon é adorado aqui no QG 21, e seria uma ótima rendição para M-V-Steve em Phoenix numa hipotética troca, mas… Não há dúvidas sobre quem é o principal jogador de Boston, sem nem pensar em números ou lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário