quarta-feira, 16 de maio de 2012

Que vantagem?

Pior na fase regular, Fla abre a semi com apoio de sua torcida
Estávamos ali no fundo da quadra, assistindo ao segundo jogo da série entre Pinheiros e Joinville, pelas quartas de final do NBB, e o repórter Fábio Aleixo, do Lance!, levanta a bola sobre um ponto que merece realmente maior discussão: por que o time de melhor campanha tem de iniciar seus confrontos fora de casa? Qual é a vantagem nisso?

Na Euroliga, na NBB, em basicamente qualquer campeonato, o normal é que o mando de campo seja um prêmio para o time mais regular na primeira fase, e faz todo o sentido, não? Dar a largada sendo acolhido e impulsionado por sua torcida, ué. 

Segundo reporta Aleixo, Lula Ferreira, responsável pelo departamento técnico do campeonato, acha justamente o contrário, que o visitante já poderia 'roubar' o mando logo na primeira rodada em caso de uma vitória. Hmm… não sei bem qual é a lógica aqui, não. 

Veja o caso do São José, gente. Melhor campanha da fase de classificação, o clube do Vale do Paraíba perdeu para o Flamengo no Rio de Janeiro e agora se vê extremamente pressionado. Da mesma forma que ocorreu com o Pinheiros no embate com os catarinenses. 

Ao meu ver, o mais justo seria fazer logo duas partidas em casa de modo consecutivo. Depois seriam duas na casa do adversário e, na eventualidade de um quinto jogo, a decisão voltaria para a sua cidade. 

Antes de tudo, seria uma decisão que também faria sentido economicamente, tirando uma viagem do calendário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário