sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Antes tarde

Franca foi buscar reforços para sua envelhecida base lá fora, com veteranos dos EUA
Bom, eles finalmente estão prontos. O ala Eddie Baden, Jermaine Johnson e o ala-armador Kevin Sowell podem estrear pelo Franca neste sábado contra o Pinheiros, em um dos dois clássicos do dia pelo NBB.

É difícil julgar o quanto essa trinca pode contribuir ao clube mais tradicional do país sem nunca tê-los visto em ação antes. Basden é de quem temos mais referências, mas muito longínquas, de uma temporada pelo Chicago Bulls em 2005-06. Formado pela inexpressiva Universidade de Charlotte, ele chegou ao Bulls com a fama de um jogador de forte presença defensiva e bom chute de longa distância, com alguns prêmios somados nos tempos de atleta-estudante nesse quesito.

Depois de ter jogado apenas um ano na liga norte-americana, ele passou por alguns clubes de médio para grande porte na Europa, como Besiktas na Turquia, Cholet na França e Maroussi na Grécia, além da D-League. A pergunta que cabe aqui é se essas contratações se justificaram pelo selo NBA no currículo ou se suas atuações valiam o investimento.

Sobre Sowell, de 30 anos, estamos falando de um veterano que já rodou por Argentina, Venezuela, Líbano e estava em ação na República Dominicana, de onde foi retirado o vídeo reproduzido aqui, com alguns de seus melhores momentos.  Os lances dão a entender que é um jogador com tino voltado para pontuação, explosivo, que deve assumir a lacuna deixada por Vitor Benite, revezando com Penna e Helinho no perímetro:


Sobre Johnson, não adianta mentir: dispomos de pouca informação confiável sobre o seu jogo.  Um pivô não muito alto, de apenas 2,03 m (ou 2,01 m, dependendo da fonte), 26 anos, que se formou na Universidade de Charleston (também não muito tradicional) e passou por México e Portugal – o que, talvez, ajude em sua adaptação ao idioma por aqui –, com números sólidos em ligas fracas.

Instaurar três atletas na rotação de um clube sem pré-temporada alguma não é uma tarefa tão fácil assim, e vamos ver o que Hélio Rubens vai conseguir com os estrangeiros.  Franca precisava, de todo modo, de sangue novo em sua base e, especialmente, de maior capacidade atlética e mobilidade, área em que jogadores formidáveis como Drudi, Helinho e Márcio deixam a desejar um pouco. Os reforços chegam para dar conta disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário