segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sobre Wei'er-Qian Dele, JR Shimisi e o espelho chinês

Wei'er-Qian Dele: 43 pontos e 22 rebotes pelo Zhejiang Guangsha

A liga chinesa abriu sua temporada neste fim de semana, com muitos dos milionários da NBA de olho. Dependendo dos efeitos do lo(u)caute, o torneio asiático é o principal candidato a acolher mais exilados, já que seus clubes têm mais dinheiro para investir  e menso compromisso com a química de seus elencos. Para eles, basta apresentar o passaporte com a silhueta de Jerry West estampada, que já vale um contrato.

Dois ex-companheiros de Nenê no Denver Nuggets, os alas JR Smith e Wilson Chandler, foram dos primeiros a migrar para o Oriente, já que eram agentes-livre, mesmo, nos Estados Unidos e decidiram garantir alguns milhões de dólares (líquidos) de cara, em troca de vida fácil.

Vida fácil? Em quadra, pelo menos. Vejamos a estreia de Chandler ("Wei'er-Qian Dele") pelo Zhejiang Lions: 43 pontos, 22 rebotes, quatro assistências e três roubos de bola. Sabe quantos arremessos? No total, 34! Dos quais converteu 18.  Seu time venceu por 118 a 115 o Tianjin Golden Lions.

Fora de quadra, porém, as coisas podem ser um pouco diferentes. Que o diga JR Smith ("JR Shimisi"), que, desavisado e avoado que só, não sabia do tipo de censura online que pode ocorrer no país, como o acesso proibido ao Twitter ou ao YouTube em desktops. Shimisi ficou puto da vida quando soube disso e mandou um recado para a "Querida China", sobre como essas restrições eram irritantes. Sobre o tradutor disponbilizado em tempo integral e dois cozinheiros que o Zhejiang Golden Bulls lhe forneceu, não falou nada, claro. 

Para piorar, o mesmo Smith lesionou seu joelho logo em seu jogo de estreia, quando tinha 20 pontos diante do Guangdong Southern Tigers. A gravidade da lesão é incerta – gente, é a China –, mas o jogador teve de ser retirado carregado pelos companheiros.  Segundo o gerente geral do clube, Zhao Bing, Smith abandonou a delegação e partiu para Pequim para passar por uma avaliação médica, recusando o acompanhamento do médico da equipe. 

"Ele não precisava se comportar desse jeito", disse Bing em entrevista ao Wall Street Journal. Em uma rede social chinesa, Sina Weibo, porém, o dirigente mandou um recado mais alarmante: caso não volatasse, o norte-americano "sofreria as consequências". Glup. Smith, ou Shimisi, no caso, não se mostrou muito preocupado, não: "Minha principal meta é me recuperar! Se você não entende isso, então talvez devesse escolher outra profissão! Meu objetivo não é sair! É vencer!", exclamando sem parar.

Vai saber. Em Denver, nas montanhas do Colorado, Smith já foi um problemão para George Karl administrar. Eles falavam o mesmo idioma, mas talvez não a mesma língua. 

A turma da NBA na China, via Wall Street Journal: Yi Jianlian está em casa,
Kenyon Martin ainda não estreou, assim como o baixinho Aaron Brooks

Nenhum comentário:

Postar um comentário