sábado, 3 de março de 2012

Contrata-se

"A Espanha não tem chances mesmo que tenham contratado você"
De Kobe Bryant para Serge Ibaka, ex-congolês.
A provocação do astro do Lakers mostra que não há temporada opressora da NBA que diminua a gana dos principais jogadores do país de conquistar o segundo ouro consecutivo para os Estados Unidos – LeBron James, Dwight Howard, Dwyane Wade, todos eles vêm dando declarações mostrando clara motivação nas últimas semanas. 

Mas o recado de Kobe é ainda mais interessante pela ironia empregada no termo "contratar". Porque foi o que os espanhóis fizeram, não há desculpa. 

Serge Ibaka viveu alguns anos importantes de sua vida na Liga ACB, lapidando seu basquete por lá – mas é uma piada que ele possa ser considerado um cidadão espanhol. Não basta que se fale a língua e tenha jogado nas categorias de base, ou adulta de um clube qualquer para que um país esteja no seu sangue. Francamente, gente. 

É a partir deste ponto que o VinteUm espera que não apelemos nós a essa mesma via. Vamos realmente aderir ao pensamento de que "se eles fazem, fazemos nós também"? Bem, o Catar andou alterando a certidão de nascimento de alguns atletas. Topa essa?

Não se trata de um manifesto contra Larry – ou Shamell, que alguns doidos sonham em ver na Seleção. Até onde se sabe, o armador norte-americano do Bauru é um gente boa daqueles. Mas precisa?

Air Congo, ou Air España?

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Roberto. Pedir o Shamell na Seleção para mim é caso de loucura mesmo. Para que mais um arremessador inconsciente? Abs.

      Excluir