segunda-feira, 26 de março de 2012

Hettsheimeir, ainda evoluindo

Rafael prometeu e cumpriu: evolução no arremesso
Ninguém vai querer ver um pivô com a força física e a munheca de Rafael Hettsheimeir gastar muito tempo no perímetro, chutando de três pontos como um desvairado. Mas é interessante notar que ele prometeu e cumpriu: agora tem um chute de longa distância confiável em seu arsenal ofensivo. 

Nas últimas cinco partidas pela Liga ACB, o pivô brasileiro, aquele que embolsou Luis Scola em uma tarde especial dessas, converteu nove de seus 15 tiros de três, num aproveitamento excepcional de 60% (mais do que muito grandalhão acerta em lances livres, note-se). Na temporada, ele agora está com 41%, rendimento para deixar um Nowitzki ou um Love orgulhosos. 

De novo: é uma boa história desde que Rafael use como um recurso extra e, não, como seu carro-chefe, perdendo as jogadas de maior eficiência próximo ao aro – que forçam também mais ajustes dos oponentes, tendem a carregá-los de volta e tendem a facilitar a vida de seus companheiros. (Ex: chamando uma eventual dobra, livrando um arremessador fora). É uma ótima história como prova da ética de trabalho do jogador, que vem se dedicando e expandindo seu basquete, sem se contentar com os elogios de Magnano e ofertas da NBA.

Depois de um começo de campanha espetacular e um miolo de competição mais acanhado, o paulista vem subindo de produção novamente, com 92 pontos nas mesmas cinco rodadas passadas. Suas médias na temporada são de 14,6 pontos e 6,6 rebotes, sendo o oitavo mais eficiente, o sexto cestinha e oitavo reboteador.

O melhor? O esforço de Rafael vale, e muito. O Zaragoza está em sétimo, acima do poderoso Unicaja Málaga, posicionado na zona de classificação para os playoffs, em sétimo lugar, em uma disputa ferrenha: são quatro times empatados com 14 vitórias e 12 derrotas, entre o sexto e o nono lugar.

Neste fim de semana, o time bateu o Manresa num jogo sofrido, por 72 a 71, com uma cesta do veterano armador Carlos Cabezas no últimos efundo. Rafael matou oito de 14 chutes no geral, dois de três de longa distância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário