quinta-feira, 1 de março de 2012

Popovich é só elogios

Sabe aquele papo de que o Gregg Popovich jogou contra, né? De que atrasou a vida do Tiago Splitter ano passado, como se fosse de propósito para derrubar o Ruben Magnano, em uma espécie de vingança pela derrota para a Argentina nas Olimpíadas de 2004, na qual o comandante do Spurs era o assistente técnico de Larry Brown, e tudo, né? Que ele é teimoso, e tal. 

É nesse ponto que temos de deixar o binóculo de torcedor de lado. Durante a transmissão da ESPN do duelo entre o time texano e o Chicago Bulls, o narrador Dan Schulmann e o comentarista e ex-treinador Jeff Van Gundy falaram bastante sobre um bate-papo que tiveram com Popovich antes de o jogo começar. 

Chamou a atenção da dupla os insistentes elogios do treinador, geralmente um cara de poucas palavras, sobre o pivô brasileiro, que voltou de lesão nesta quarta, uma semana antes do previsto. O retornou empolgou Popovich, que disse aos dois que Splitter sobre como ele era um dos melhores jogadores na conclusão de um pick-and-roll do mundo – coisa que Huertas e Prigioni nem imaginavam, afinal, não?

Van Gundy então falou de como foi chamado de tonto pelo técnico do Spurs ao falar sobre uma suposta evolução do catarinense nesta temporada. Segundo ele, Popovich o cortou e disse que ele faz isso há décadas na Europa e que, no ano passado, também era assim e que ele só não teve o mesmo impacto devido ao excesso de lesões. 

Não custa lembrar que o mesmo Popovich fez a mesma coisa com Manu Ginóbili quando o argentino chegou da Europa. Valeu o mesmo para o já veterano Fabríco Oberto. 

Há um método claro de trabalho para o treinador, tanto do ponto de vista do aspecto disciplinar/química de grupo, como tático/química em quadra, no qual os jogadores, por mais celebrados que sejam, têm de se encaixar. 

Splitter não conseguia disfarçar a frustração pelo pouco tempo de quadra que recebeu em sua primeira temporada. Ao mesmo tempo, inteligente que é, segurou as pontas, ouviu muitos conselhos dos veteranos e esperou para aproveitar sua chance. Como Popovich queria, vai?

Nem tão rabugento assim

Nenhum comentário:

Postar um comentário