domingo, 11 de março de 2012

Mais uma chance para Scott Machado

Scott Machado, uma surpresa para o basquete brasileiro

A essa altura, você muito provavelmente já sabe sobre o Scott Machado, o filho de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos que liderou a temporada do basquete universitário em assistências. Se não, clique aqui para saber sobre suas aspirações à Seleção e comentários de quem já o viu de perto na Unversíade. Confira suas estatísticas.

Machado é o líder do time de Iona, que está bem distante das principais potências da categoria, como Kentucky, North Carolina ou a Syracuse de Fabrício Melo. 

(E um parêntese sobre o pivô: gente, ele é brasileiro, nascido em Juiz de Fora, batizado desse jeito, então pra que Fab?).

Agora voltemos a Scott e Iona. Para uma equipe dessas garantir sua vaga nos mata-matas da NCAA, que começam nesta semana na famosa e vertiginosa "March Madness" – e haja loucura no blog neste domingo, com Artest e a rodada incrível da Liga ACB –, a via mais simples é a conquista de seu torneio regional, no caso a Metro Atlantic Conference. 

Pois o time acabou derrotado por Fairfield na semifinal dessa competição, o que havia colocado sua temporada na berlinda. Pior: Machado poderia se despedir de sua carreira universitária com uma apresentação apática, em que falhou em liderar seus companheiros numa partida crucial. Esse foi o comentário do scout Jonathan Givony, que vamos citar aqui separe como fonte mais que confiável e estava presente no ginásio: "Scott Machado totalmente desaparecido aqui. Não está falando  ou tentando mostrar qualquer tipo de liderança. Sua linguagem corporal é passiva. Sem emoção. É algo bem decepcionante".

Mas Iona e Machado ganharam mais uma chance neste domingo, quando a NCAA divulgou a chave de seu torneio nacional. A universidade foi pinçada para abrir a doideira toda em confronto com BYU para a definição da 64ª e última vaga dos mata-matas. Será na terça-feira, em Dayton, no Ohio. 



A partida vai ter transmissão nacional, e o brasileiro terá MUITA exposição. Caso repita o desempenho que teve diante de Fairfield, sua cotação para o draft da NBA deste ano pode ser seriamente avariada. Por outro lado, pode reagir e dar sequência  a sua ascensão surpreendente nas listas das franquias. O jogador havia iniciado sua quarta temporada em Iona como um completo desconhecido no circuito dos olheiros e hoje é tido como provável escolha por todos os sites especializados, embora tenha ainda muita coisa para rolar até lá. 

A ironia é que o brasileiro tenha agora BYU pela frente, justamente o time que mais abrigou brasileiros na primeira divisão do basquete universitário nos últimos anos, Rafael "Baby" Araújo, Luiz Felipe Lemes e Jonathan Tavernari entre eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário