quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Um minuto a mais para discordar

Lá vai o talento de Marquinhos causar polêmica nas redes sociais

Marcelinho Machado deve ser (ainda?) a figura mais polêmica no basquete nacional, pelo menos quando o assunto é a Seleção, mas talvez não haja um jogador que divida tantas opiniões como Marquinhos. Acho. A não ser que Leandrinho tenha irritado tanta gente assim no Mundial da Turquia.  

Bem, o jogo entre Pinheiros e São José desta quinta-feira foi um prato cheio para incentivar essa discórdia. O ala ficou mais de 38 minutos sem pontuar.  

Aqueles que abominam o Marcus Vinicius Vieira de Souza (não dá para perder a chance de escrever esse nome todo pomposo), sejam os inconformados com o que ele fez em Las Vegas ou mal-informados sobre o "histórico" de deserções do atleta ou os que o julgam um ala comum, estavam que não se aguentavam. Passivo, fugindo da raia, não faz a diferença. Que ele deveria dominar o NBB. Essas e outras linhas de raciocínio seriam facilmente justificadas.   

Até que em duas arrancadas ele conseguiu cinco pontos pontos que determinaram a vitória do clube da capital paulista. Aí era a vez de seus advogados tomarem a palavra, né? Que o pacote que ele carrega é muito raro. Não é normal que alguém de seu tamanho faça as coisas que faz. Para botar o Pinheiros na frente para valer, ele puxou um contra-ataque, bateu com tudo para o meio do garrafão, recebeu o tranco, sofreu a falta e, caindo, ainda arremessou para pontuar.   Puxando o Campeonato Paulista na memória, um Marquinhos assertivo como poucas vezes vimos. Seguro em suas jogadas, confiante de que a próxima tentativa também seria certeira. Atacando com calma e vontade ao mesmo tempo, esperando o tempo certo, a brecha certa para avançar.   

Remetia ao que se passou com jogadores como Derrick Rose, Lamar Odom, Tyson Chandler, Rudy Gay e outros campeões mundiais em Istambul, que retornaram aos Estados Unidos de peito estufado após a conquista. Pensei no mesmo em relação ao brasileiro, que realmente foi bem em Mar del Plata para contribuir com a vaga olímpica tão esperada. 

Um belo Pré-Olímpico em Mar del Plata para o Vieira de Souza
O resultado era evidente em seu jogo: menos erros, melhores porcentagens nos arremessos e o título estadual em um currículo até então questionado.  Por isso, causava certa estranheza a suposta apatia desta quinta – embora, por outro lado, fosse possível sublinhar seu comportamento de não forçar o jogo, de passar a bola, manter um ataque muitas vezes estagnado (oi, Paulinho, hello, Shamell) em movimento.   

No final, porém, nada como um microfone: Marquinhos revelou que está lidando com algum problema no joelho, que o impediu de treinar de maneira apropriada durante toda a semana. Basicamente: jogou no sacrifício.   

No esporte, nenhuma precaução vem em demasia antes de disparar atirando pedras – que jogador "é um lixo, porcaria e derivados!". Melhor avaliar com base em um conjunto de fatos, jogos e atos, do que por 20 minutos de partida.  

PS: Sou do time que defende a convocação incondicional de Marquinhos, nosso ala mais completo, ainda mais agora que o amadurecimento é inquestionável – e, se um dia foi um problema, o técnico está aí também para ensinar, educar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário