quinta-feira, 26 de abril de 2012

A convocação do Sul-Americano

(Atualizado: 20h30)

Brasil defende o título sul-americano. JP, Arthur e Mineiro se repetem na lista

O técnico Gustavo de Conti começa bem sua preparação para o Sul-Americano ao elaborar uma lista com um pouco mais de coragem e criatividade comparado ao que nos habituamos na Seleção Brasileira. 

Mesclou nomes experientes com novatos em uma pré-lista com 18 jogadores, que já deve ser reduzida a 16 logo de cara – dificilmente os universitários Scott Machado e Fabrício Melo vão se apresentar, pois o período de treinamento em maio e os torneios em junho acontecem simultaneamente ao processo de preparação da dupla para o draft da NBA. 

Outros dois também correm sério risco de corte: Augusto e Rafael Luz, dependendo do posicionamento – e boa vontade – do clubes da Liga ACB. Hoje, o Alicante de Rafael está ente os oito primeiros. Se conseguir se segurar nessa posição, sua participação no campeonato se estenderia até, no mínimo, os dias 19 ou 20 de maio. Ficaria bem em cima sua apresentação no dia 20. 

Se tudo der certo, e os dois jogadores de cidadania espanhola forem liberados, restariam quatro cortes a serem realizados nesta turma abaixo. Você sente falta de alguns nomes, critica alguns, aplaude outros, é normal. Confira os jogadores e alguns comentários (para ver altura e idade listados, claque aqui):

Entre armadores e escoltas:

Elinho
Jogador de Gustavo no Paulistano, ainda um tanto irregular para a posição, alternando lances de muita categoria com panes inexplicáveis. Acredito que haveria nomes melhores para competir por uma vaga e que ele precisava de ao menos mais uma temporada para ser alçado a este posto.

Rafael Luz
É ótimo ver Rafael em ação em um torneio de menor pressão, para observarmos melhor como ele sai com a camisa da Seleção. Em Mar del Plata, a despeito de sua capacidade defensiva, que lhe rendeu a vaga, foi congelado por Magnano durante o torneio, sentindo a pressão e apresentando dificuldades para organizar o jogo. Mas teve mais uma temporada na Espanha para evoluir nesse sentido.

Rafael Luz, Rafa Freire na Espanha, tem uma boa chance

A convocação de Rafael acompanhada pela ausência de Raulzinho nos leva a uma situação bastante curiosa e, especulo, sintomática. Será que o filho do Raul já vai entrar direto no grupo de Magnano? É o que parece, ainda mais com a convocação de...

Nezinho
Leia mais aqui. Só pedimos que os períodos de treinamento e torneio amistosos sejam respeitados realmente para uma avaliação de cada atleta dia após dia, e que deixemos as cartas marcadas se provarem. Outro nome aspirante ao grupo olímpico colocado em período de teste. 

Jefferson Soccas
Soccas é um nome enigmático, que deixou o Joinville cedo e descolou seu espaço nas concorridas divisões de base do Real. Foi elogiado por Ettore Messina, mas atua, no fim, por um campeonato muito fraco, a quarta divisão espanhola. Geralmente, com sua idade, o normal seria disputar uma LEB Oro ou Prata.

Atualização: havíamos postado uma foto aqui que não identificava o jogador corretamente, como um leitor anônimo alertou. Fica a lição: 1) google nem sempre é o pai que um jornalista deve seguir; 2) mais atenção na hora de olhar para a foto: o sujeito tinha cara de espanhol; 3) só não curtimos anonimidade. Este é um blog de um bisbilhoteiro, mas sempre assinado.

Luiz Felipe Lemes
Outro que trabalhou com Gustavo no Paulistano, um jogador regular, que pode ser uma presença saudável em um grupo muito jovem. Por que ele seria um escolta e o Nezinho, não? Agora... o Fúlvio ficou para a outra lista ou está preterido de uma lista de mais de 30 nomes por qual motivo?

Vitor Benite
A má temporada por Limeira o rebaixa de time. Vitor vai ter de remar de novo para ingressar no grupo de Magnano. Está justamente enquadrado nesse grupo e precisa conquistar seu espaço. 

Entre os alas:

Betinho
Não creio que ele possa ser qualificado como um segundo armador ou escolta, sinceramente. Não estou certo também de que ele tenha feito seu melhor campeonato, de acordo com suas capacidades. Vale lembrar que já havia sido avalizado por Magnano ao ser convocado para o Pan do ano passado.

Gui Deodato
A  convocação agrada, pelo potencial enorme do jogador, embora tenhamos jogadores com melhor rendimento em sua posição que não devam ter ficado tão maravilhados com a inclusão. Neste caso, porém, ao contrário de Elinho, não creio que tenha tanta concorrência assim para se evitar a aposta. Também está longe de ser um escolta – o drible, aliás, é uma deficiência que precisa ser urgentemente trabalhada.

Alex
O do Paulistano. Um dos nossos preferidos – leia aqui

Arthur
Serve como uma figura estabilizadora. Uma ressalva, no entanto, válida: "Só pedimos que os períodos de treinamento e torneio amistosos sejam respeitados realmente para uma avaliação de cada atleta dia após dia, e que deixemos as cartas marcadas se provarem". 
Marcus Vinícius Toledo
É um jogador que andava sumido, mas é sempre um prazer ver em ação, pela dedicação, empenho em quadra. Não tem bola perdida, gosta de causar um rebuliço. Se for utilizado num esquema tradicional, com 1, 2, 3, 4 e 5, complica um pouco enquadrá-lo, já que, pela última vez que o vimos, ainda vivia seu dilema entre ser um 3 ou 4. Aquele de ter agilidade, capacidade atlética, coração, mas ser baixo para jogar fixo no garrafão e lhe faltar um refinamento para habitar no perímetro. No conceito de dupla armação e três alas-pivôs móveis proposto pelo professor Paulo Murilo, se encaixaria perfeitamente. Em tempo: por onde anda o Douglas, irmão dele e extremamente talentoso, ex-COC?

Marcus Vinícius, que não é o Marquinhos, está de volta

Entre os pivôs:

Gruber
Foi relacionado como ala, que foi realmente sua posição durante toda a carreira e seleções de base, mas hoje parece improvável que possa jogar 'exclusivamente' no perímetro. Como ala-pivô em Uberlândia, causa mais estragos, pois ganha em mobilidade e velocidade e seu chute de média e longa distância vira um problema para se marcar. 

Augusto
Não há o que questionar aqui. Ainda não está 100% fisicamente depois de uma cirurgia nas costas, e resta saber se o Unicaja, que sempre encrespou com a CBB, e tendo essa hérnia em seus registros, vai cedê-lo para uma competição menor. 

Cristiano Felício
Dá um pouco de receio de falar, mas que se dane: em termos de potencial, para mim é nosso pivô mais promissor desde Nenê (considerando que, mesmo mais novo, Splitter já fazia parte da mesma fornada, explicando). Forte, atlético (veloz e de ótima impulsão), mas ainda muito cru e tímido em quadra. Começou a jogar tarde e tem de ser desenvolvido pacientemente. Um  NBB nas costas ajuda, mas todos esperamos muito mais no futuro deste rapaz. 

Murilo
Também dispensa comentários, completamente dominante em quadras brasileiras, só vai ao Sul-Americano, imagino, para garantir a vaga na Copa América – assim como fez em 2010.

Murilo, nem tem o que falar. Concorre a Londres. Certo?

Rafael Mineiro
O ala-pivô do Pinheiros é outro jogador cheio de potencial, mas não parece m nome justo na lista. Por que Mineiro e, não, Olivinha, de quem, oras, é reserva em seu clube? A não ser que o titular esteja endereçado ao grupo principal – não pode ser uma preocupação com as finais do NBB, pois o São José de Murilo também está no páreo, sem contar a dupla de brasília.

JP Batista
Outro que andava desaparecido. Um jogador muito inteligente, de bom arremesso e passes fáceis, boa praça, que faz bem a qualquer grupo e está jogando na Europa há muitos anos já. Não faço idéia, porém, de como esteja sua luta contra a balança. 

Lucas Bebê 
Reclamou de não jogar na Espanha, onde tem esquentado o banco com frequência na ACB. Tem uma chance agora para lembrar os olheiros de por que salivavam por seu basquete.

Paulão
Que está escondido na Lituânia e talvez nem saiba disso. Hehe. Claro que sabe. Fomos pesquisar e jajá publicamos algo a respeito.

2 comentários: