terça-feira, 24 de abril de 2012

Pela culatra


Não deu tão certo o plano de armador-armador em Limeira, deu?

Era para ser o ano da conquista, da tomada. Vindo da Seleção com a benção de Ruben Magnano, Vitor Benite saiu de uma zona de conforto, em Franca, onde era amparado por Helinho e Fernando Penna, dois armadores calejados, independentemente dos anos que os separam, que o deixavam livres para criar o que ele sabe melhor. Em Limeira, havia a chance de ser o cara, o maestro, de carimbar seu passaporte para Londres antecipadamente.

Antente ao tempo verbal. Havia.

No presente, é hora de encarar os fatos: Benite hoje é muito mais um finalizador do que um armador, como sempre se mostrou, aliás, desde sua estabilização em Rio Claro. O que não quer dizer de modo algum uma missiva destrutiva. Um dos candidatos ao título da NBA, o Chicago Bulls, tem seu ataque basicamente escorado nos talentos de um armador essencialmente cestinha, um dínamo na produção de pontos, Derrick Rose. Se você pode se engasgar com esse pensamento, mudemos o foco para Nezinho, então. Mais fácil de engolir?

Benite está no rol dos selecionáveis, então essa observação se faz necessária, tem de entrar na pauta. Para compreendermos sobre quem estamos falando.  

Na hora que Magnano anunciar sua pré-lista e, principalmente, na hora em que os 12 forem definidos, e dividirmos os nomes por agrupamentos de jogadores, todos precisam ficar atentos a uma eventual chamada para o rapaz agora nem mais tão barbudo. Vai como ala ou armador? Pois é assim que eles são definidos, não?

A questão é avaliar o jogador pelo que ele representa hoje, não em termos de projeção. Como foi seu desempenho no NBB? Como foi comparado com outros jogadores com grife menos expressiva, com lobby quase inexistente?

De todo modo, a intenção não é apontar um vilão pela eliminação de Limeira: mais aqui. Pessoalmente, são óbvias as qualidades para se enxergar no jogo de Benite que podem e – tomara – devem ser exploradas e desenvolvidas no futuro próximo. Futuro ele tem. Ainda não é "teria". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário