sábado, 28 de abril de 2012

Playoffs NBA: uma abordagem covarde


Dentre todos os oito confrontos da primeira rodada dos playoffs da NBA|, só consigo apontar três times como favoritos, favoritos-mesmo, já os vendo nas semifinais de conferência: Chicago Bulls e Indiana Pacers, no Leste, e o San Antonio Spurs, no Oeste. Não serão varridas, mas dispõe de pacote técnico-tático superiores para garantir quatro vitórias:


- Bulls-Sixers: dois times que defendem bem, mas, em termos de defesa, não há quem supere a turma do Thibs em Chicago. São obsessivamente disciplinados e preparados, atléticos e fortes demais no garrafão. Prepare-se para contagens baixas em jogos em que a equipe de Philadelphia vai ter muita dificuldade para pontuar, especialmente por lhe faltar o chute de longa distância. Iguodala, Turner, Holiday e Lou Williams vão preciar jogar muita bola para seu clube ter qualquer chance. Não importa aqui a condição física de Derrick Rose. 

- Pacers x Magic: não obstante Dwight Howard, que era mais que meio time, estar fora, seu substituto Glen Davis ainda chega baleado. Mesmo inteirão, o grandão (para os lados) teria dificuldade de parar o gigantão (para cima) Roy Hibbert. Ryan Anderson também vai ter problemas para conter David West, embora essa aqui funcione vice-versa. Mas o ponto é: Indiana chega com uma clara vantagem no garrafão. A única alternativa de vitória para as viúvas de Howard seria um aproveitamento de 40% dos três pontos coletivo, algo muito difícil de se obter, ainda mais tendo a envergadura de Paul George, Danny Granger, Danthay Jones e George Hill. 

- Spurs x Jazz: um revés texano iria requerer um colapso histórico e vexatório, por mais que Baby Al, Millsap e Derrick "Tô Chegando" Favors possam causar estragos. Só não se esqueçam que Tim Duncan está bem descansado para os playoffs, que DeJuan Blair adora o jogo de trombadas e Tiago Splitter… Bem, num blog brasileiro não precisamos nos alongar sobre o rapaz, né? No fim, o volume de jogo do Spurs é muito maior, mais rico, com gente bastante experiente para desequilibrar. 

Os outros cinco?

Falta coragem e disposição para arriscar um palpite. Muito equilibrados. Ao Heat foi endereçada uma enrascada. Jogar no Garden vai ser pauleira. Boston x Atlanta está condicionado ao poder imprevisível de Josh Smith. O Thunder precisa se livrar de alguns fantasmas (velhos e recentes) contra Dirk e os atuais campeões. Para Lakers e Nuggets, a chave é controlar o ritmo do confronto. Clippers x Grizzlies vai ser uma batalha campal, física, e os duelos entre Chris Paul e Tony Allen, esse pitbull ensandecido, e entre Z-Bo e Blake Griffin promete demais. 

Que comece a matança. Nos reservamos ao direito de apenas assistir, admirar e tirar mais lições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário