terça-feira, 22 de maio de 2012

Draft: bom sinal para os brasileiros

Evan Turner e John Wall foram destaques no Combine de 2010

Saiu nesta terça-feira a lista de 60 jogadores convidados para o chamado “Draft Combine” da NBA, em Chicago, e os dois brasileiros inscritos no processo de recrutamento de novatos, Fabrício Melo e Scott Machado, estão inclusos nela.

Aí você pode fazer a conta: bem, são 60 chamados para o Combine, o mesmo número de vagas do Draft, e achar, então, que a dupla realmente está garantida. Não é bem assim.

Para Fabrício, a previsão no momento é a de que ele muito provavelmente esteja entre os 30 primeiros, aqueles que garantem contrato de cara. Ao passo que apenas um desastre nos treinos e entrevistas com as franquias faria o pivô de Juiz de Fora passar batido entre os 60 selecionados.

Machado, por outro lado, no momento é cotado como uma escolha de segunda rodada pelos jornalistas especializados e em constante contato com os tomadores de decisão da liga. 

No entanto, há muitos jogadores europeus que não marcarão presença em Chicago e  devem ocupar alguns postos do draft, especialmente na segunda gira. Entre eles: o grego Kostas Papanikolaou, que teve participação destacada na conquista da Euroliga pelo Olympiakos há algumas semanas, o tcheco Tomas Satoransky, ala-armador na mira dos scouts há anos, e o turco Furkan Aldemir, já um dos melhores reboteiros da Europa aos 21 anos e mais um prospecto para um país que tem uma nova geração de pivôs de dar medo. Desta forma, ainda há concorrência para o filho de brasileiros nascido nos EUA.

Sem contar que ainda há muito o que acontecer na preparação dos jovens atletas ainda, com muitos treinos particulares com as franquias sendo marcados por todo o país, nos quais os jogadores enfrentam concorrentes diretos de suas posições, são avaliados técnica e psicologicamente pelos cartolas e técnicos, e não raro as opiniões sobre os rapazes pode mudar para o bem ou para o mal.

Isso está por vir ainda, no entanto. Por enquanto, o convite para Chicago se configura como uma ótima notícia, claro, para a dupla. Principalmente para Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário