quarta-feira, 23 de maio de 2012

Draft: Scott Machado, início positivo


Scott Machado, um primeiro bom passo

No fim de semana passado, dezenas de candidatos ao Draft da NBA se reuniram em New Jersey para treinar perante um graaaaaaande número de cartolas, técnicos e scouts da NBA, somando mais de 150 pessoas entre os homens que tomam as decisões para o andamento esportivo de suas franquias. Gente pra burro – apenas Orlando Magic e Los Angeles Clippers não estavam representados, o que não surpreende ninguém.

Entre os rapazes avaliados estava o armador Scott Machado, em um de seus primeiros passos para tentar ingressar na liga. 

Nos primeiros relatos direto do ginásio, do chapa Jonathan Givony, não houve uma resposta tão positiva (nem negativa) sobre o jogador brasileiro. Em despacho via Tweet, sem muita análise, JG falou que o produto da Iona "começou devagar, mas melhorou até o fim do coletivo 5 contra 5". Num detalhe de jogo, observou também que ele venceu uma bola ao alto com o lituano Mindaugas Kupsas. Detalhe: o europeu mede quase 2,20 m de altura, o que prova o quão atlético esse filho de gaúchos pode ser.

Agora, com mais calma, o especialista do ESPN.com, Chad Ford, veio com um relatório mais completo, depois de gastar o celular, na qual fala que Scott foi, ao que tudo indica, o jogador que mais se destacou nos treinos. Ao menos segundo suas fontes, claro.

Veja abaixo o que de principal o jornalista, que já cobriu as chegadas de Nenê, Varejã, Baby, Splitter e Leandrinho ao basquete profissional norte-americano e é muito bem conectado, escreveu:

- "As opiniões variaram muito entre os scouts e dirigentes no evento, fazendo a gente pensar se eles estavam vendo o mesmo jogo algumas vezes, Ainda assim, consegui reunir algo parecido com um consenso sobre os melhores jogadores, (…) que podem ter entrado na discussão para a primeira rodada do Draft."

- "Esses treinos foram especialmente importantes para Machado porque ele não vai conseguir mostrar sua visão de quadra uma vez que chegue ao Combine ou para os testes privados com as equipes (nos quais não há jogo de 5 contra 5).  Para um jogador como ele, obter elogios em frente a uma gama completa de gerentes gerais da NBA neste tipo de configuração era um must, e, ao que tudo indica, ele foi o melhor armador lá."

- "No momento, temos Machado como um jogador no limiar da primeira rodada, mas se ele conseguir repetir esse forte desempenho em Minnesota (quando os times vão se reunir novamente diante de muitos candidatos), ele poderia entrar facilmente entre os 30 primeiros."

- "Num Draft com poucos armadores, Machado vai ser olhado com carinho pelos scouts. Ele é rápido e atlético e consegue equilibrar bem sua pontuação com a armação para os companheiros."

10 comentários:

  1. to torcendo pra ele entrar na nba, e em um time bom... LAKERS !

    ResponderExcluir
  2. Olá, Breno.

    Sabemos que ainda está cedo no processo do draft, ainda há muita movimentação pela frente, mas tudo indica que o Scott Machado vai entrar na NBA, sim. Capaz de o Lakers precisar também de um armador, dependendo do que ocorrer com o Sessions. Mas imagino que para o garoto qualquer time estava bom. Até o Bobcats!

    Abraço,
    Gian.

    ResponderExcluir
  3. Gian, uma pergunta relacionada ao post e outra nada a ver.
    1) O que seria melhor pro Scott pro amadurecimento na NBA: ser reserva do Chris Paul, p.ex., ter pouquíssimos minutos de jogo e se desenvolver nos treinamentos, ou entrar numa equipe mais fraca e ter mais minutos na rotação talvez já no seu 1º ano?

    2) Vitor Faverani acaba de fazer 19 pontos na semifinal da Liga ACB contra o poderoso Barcelona. O Valencia levou uma surra, é verdade, mas você tem ideia do que Magnano pensa sobre ele e porque ele não está em nenhuma convocação?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Zé, duas ótimas perguntas. Vamos tentar:

    1) Acho que depende muito mais do clube e dos técnicos do que da condição de tempo de quadra. Por exemplo, o Cory Joseph no Spurs. Reserva do Parker e Neal. E ainda me contratam o Patty Mills?? Teoricamente, um desastre. Mas sabemos que eles desenvolvem os jogadores de modo primoroso, né? Vide o George Hill. Então para o canadense, que é bem novinho, basta um pouco de paciência. Por outro lado, Scott é um pouco mais velho, então talvez fosse mais importante jogar mais, poder mostrar serviço de cara. Menos no Bobcats, que é uma draga! :)

    2) A não-convocação do Faverani merecia mais destaque aqui no blog, mesmo. Não tenho informações sobre o que o Magnano pensa dele, mas dá para deduzir algumas coisas. Sabemos que o argentino acompanha muito bem a ACB, com diversos contatos por lá. Daí o Raulzinho ganhar mais pontos com ele. Agora... Se o Vitor jogou muito bem durante todo o ano, é de se esperar que nosso técnico soubesse disso. Ele é apenas algumas semanas mais velho que o Rafael Mineiro e está jogando num nível bem superior.

    Então o que acontece? Me arrisco com o seguinte: no passado, o rapaz causou muitos problemas fora de quadra, teve o temperamento questionado em diversos clubes e por diversos técnicos (inclusive gente que trabalhou com ele na base em Araraquara – a frase era sempre essa: "Se o Vitor quiser, ele vai muito longe"). Será que esse histórico pesou? Quando – e se – tiver um contato com o Magnano ou o Gustavo, vou tentar checar.

    Abraço.
    Gian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Gian. Fiquei muito curioso e, como um mero apreciados do basquete, não sabia desse histórico do Faverani.
      Vou torcer para que você consiga mais informações e talvez possa fazer um post sobre o assunto.

      Excluir
    2. Olá, Zé, não obtive a informação direta dele, mas declarações recentes do Magnano foram nessa linha, mesmo. O técnico chegou a marcar um encontro com o rapaz há uns dois anos na Espanha, mas inexplicavelmente levou o cano. Não pegou nada bem, claro. Veja o que o argentino disse: "Conheço perfeitamente Vitor Faverani. Fiquei esperando por ele no hotel em Murcia, e ele não foi me encontrar para a reunião. Viajei do Brasil e Espanha, fiquei esperando e ele nunca apareceu. Assisto semanalmente aos jogos do Valencia. Tem um potencial incrível. Mas aí tem que ver se quer estar aqui com a seleção. Se ele quiser, estamos diante de um jogador importante".

      Excluir
  5. Uma Duvida Esses Workouts Que Eles Fazem Antes Do Draft Que Se Chama Draft Combine Cada Jogador Faz Nos 30 Times Ou So Em Alguns ? E Como E Essa Escoha ? o Time E Que Escolhe ?

    ResponderExcluir
  6. Oi Gaspar,

    No Combine, é de praxe que os 30 times estejam presentes em um mesmo ginásio/complexo esportivo, no qual os 60 jogadores convidados vão passar por avaliações físicas (eles mede impulsão, envergadura, velocidade e agilidade etc.) e, depois, passam por algumas atividades em quadra, mas sem jogo cinco contra cinco. Fazem alguns exercícios de chute, drible e demais fundamentos, orientados por alguns técnicos da liga (aí independe o time, eles trabalham em conjunto).

    Mas o mais importante, dizem, é o contato direto que os dirigentes têm com os atletas. Eles são entrevistados, e algumas dessas conversas envolvem estudos psicológicos e tudo. Coisa séria.

    Os 60 jogadores são escolhidos pela NBA, de acordo com informações apuradas com os clubes. Basicamente, se o jogador estiver nessa lista, é porque, hoje, está bem cotado para o Draft.

    Abraço,
    Gian.

    ResponderExcluir
  7. Olá, curti muito seu blog; a respeito do Paulão Prestes que no ano passado, ficou um período treinando no Minnesota T., e foi muito elogiado, pelos dirigentes, era notório que Paulão seria adicionado ao elenco este ano, ja que foi Draftado pelo mesmo, você tem alguma noticia sobre isso?

    ResponderExcluir
  8. Olå, Saulera, obrigado.

    Pelo que li, alguns scouts do Minnesota passaram um período na Europa nas últimas semanas para observarem os jogadores sob os quais têm direito. Além do Paulão, lembro também do Nemanja Bjelica, do Caja Laboral. Mas não saiu nenhuma nota ou comentário além disso.

    Sabemos que o brasileiro teve uma temporada novamente abalada por lesão, e esse acúmulo de problemas físicos é um pouco preocupante. Ele terminou o ano relativamente bem na Lituânia, mas não dá para dizer exatamente o que isso significa, considerando que é um ótimo país para o basquete, mas cuja liga não está entre as melhores, não.

    Vou tentar conversar com ele em algum treino da Seleção aqui em São Paulo. Vamos ver se conseguimos saber de alguma novidade a respeito. Creio que ele não tenha contrato para a próxima temporada. Quem sabe ele não tenta ao menos um training camp ou summer league pelo Wolves, se eles tiverem interesse?

    Abs,
    Gian.

    ResponderExcluir