sexta-feira, 18 de maio de 2012

A sorte planejada

Tony Parker e George Hill, ex-companheiros de San Antonio
O John Hollinger, nerd supremo da ESPN, opina aqui que R.C. Buford deveria ter sido eleito o Executivo do Ano na temporada 2011-2012 da NBA. Considerando as contratações precisas e baratas de Kawhi Leonard, Danny Green, Boris Diaw, Stephen Jackson e manutenção de uma cultura vencedora, mas que muitos imaginavam que estava a beira do fim, faz sentido. Apoiado.


No fim, o prêmio na vida real foi para Larry Bird, o arquiteto do Indiana Pacers. Num momento em que sua equipe está na frente de modo inesperado em série contra o poderoso Miami Heat, não seria boa ideia questionar o trabalho de Bird, ir contra a maré. E desta vez nem vamos, mesmo. Porque, a bem da verdade, os dois foram brilhantes na montagem de seus times e, de certa forma, seguiram a mesma receita – com a diferença de que o time texano tem muito mais star power em Parker, Manu e Duncan.

Tanto Buford como o Jesus de Boston apostaram num elenco vasto de opções para suportar uma temporada de desgaste absurdo. O banco de reservas dos técnicos Gregg Popovich e Frank Vogel está cheio de opções. A maioria dos jogadores tem raízes humildes. Dificilmente vão parecer deslumbrados na frente das câmeras. Não é acaso que o armador George Hill tenha saído de San Antonio para Indiana. Esse temperamento amistoso facilita a coisa para os treinadores na hora de tomar decisões. Duncan, Ginóbili e Parker não reclamaram quando foram poupados, seja num jogo inteiro ou por alguns minutos a mais. Pelo contrário, claro.

O resultado a gente vê em química dentro de quadra e jogadores mais descansados meeenos arrebentados para a reta final. Peguem os oito times ainda vivos na disputa e diga quem não tem nenhum problema grave de lesão? A não ser que vocês considerem Matt Bonner e Jeff Foster neste caso, terá justamente San Antonio e Indiana como resposta, sem contar o Lakers – e aí que a corda aperta para o Mike Brown.

Então ficamos assim: não atrapalha nada ter um pouco de sorte. Só é capaz de os empregados dessas duas franquias dizerem que a sorte também pode ser planejada. 

PS: Indiana Pacers, de Leandrinho, e San Antonio Spurs, de Tiago Splitter. No caso de os times irem para a final da NBA, eles podem jogar até o dia 26 de junho, data do primeiro amistoso dos convocados de Ruben Magnano (em São Carlos!!!). A apresentação deles, lembrando, está está marcada para o dia 10. Alguém vai torcer contra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário